quinta-feira, 20 de maio de 2010

Espiritualidade Saudável
By
Willy Wedho

Falar sobre a Espiritualidade saudável me faz lembrar a expressão latina “Mens Sana in Corpore Sano” (Mente sã em Corpo São). Máxima utilizada pela primeira vez no fim do século primeiro, derivada da sátira do poeta romano Juvenal (final do século I e começo do século II). No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida.
A princípio, a intenção do autor era lembrar os cidadãos romanos que costumavam fazer orações tolas, que tudo oque se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. E hoje pode ser melhor entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. É preciso ter um equilíbrio físico e emocianal no modo de vida e de fé de uma pessoa.
A espiritualidade saudável não é necessariamente entendida somente como vida de oração e meditação. É ter um espírito equilibrado (paz, harmonia, shalom) com o mundo espiritual; com a criação (natureza terrena, ecologia e outros seres humanos); e consigo mesmo: corpo e mente). Estas três dimenções de relacionamento podem fazer a pessoa viver em equilíbrio saudável.
O grande perigo de um fanatismo religioso é espirito gnóstico (gignósko em grego significa: conhecimento). Buscar uma perfeição da mente, do conhecimento de Deus, de estar em plena comunhão com Deus enquanto esquece o corpo humano. Corre-se o rico de viver na lacuna espiritual, na alienação, viver sem chão, pois para o gnóstico, o corpo tem valor passageiro, efêmero. A alma, o espirito é eterno. A perfeição somente é alcançada na comunhão com Deus. Para o cristianismo, ao contrario, o corpo humano tem um valor sagrado.
São Paulo na sua primeira carta aos corintios, capitulo 6,19, lembra que nosso corpo é o templo do Espírito Santo, morada de Deus. Então, dentro de nós (nossa mente e nosso corpo) está a harmonia com Deus e com o próximo. Por isso, enquanto buscamos a perfeição da alma (a salvação na vida eterna), valorizamos aqui e agora, no tempo presente, a saúde e o cuidado do nosso corpo humano, formado como imagem e semelhança de Deus (Genesis 1, 26).
O monge beneditino alemão Anselmo Grün, autor de vários livros, em sua obra “A Saúde Como Tarefa Espiritual”, confirma a tese de que a saúde da alma não está desvinculada com a saúde do corpo. Toda a experiencia humana que inclui a saúde e a doença, caminham juntas, pois são dois lados da mesma realidade. Apenas quem conhece a doença valoriza a saúde. Portanto, cuidar da saúde do corpo e da alma é cuidar da espiritualidade integral e saudável.
Viver a espiritualidade saudável é viver no pleno shalom: paz, harmonia, tranquilidade e tudo de bom. É viver plenamente de mente sã em corpo são!

Nenhum comentário:

Postar um comentário